Cada azeite de oliva possui propriedades diferentes em relação à coloração, ao sabor e ao aroma.
As características são determinadas por uma ampla variedade de fatores, tais como a variedade da azeitona, as condições edafoclimaticas, os cuidados no manejo; (irrigação, pragas e doenças), a maturação do fruto , o manuseio do fruto desde da retirada no campo até o lagar, o processo de extração do azeite ate o armazenamento. São alguns aspectos a considerar ao escolher o azeite ideal:
1. Categoria do azeite: O azeite é classificado em diferentes categorias, como azeite extra virgem, azeite virgem, azeite refinado e azeite de oliva. O azeite extra virgem é considerado o de melhor qualidade, pois é extraído mecanicamente primeira prensagem a frio, sem o uso de solventes químicos, e apresenta acidez abaixo de 0,5%. Prefira sempre o azeite extra virgem para obter o melhor sabor e benefícios para a saúde.
2. Origem: Verifique o país e a região de origem do azeite. Algumas áreas são famosas por produzirem azeites de alta qualidade, com sabores distintos. Os azeites produzidos em regiões específicas podem ser mais valorizados e autênticos.
3. Data de colheita e envase: Procure por informações sobre a data de colheita e a data de envase no rótulo da embalagem. Azeites frescos tendem a ter sabores mais intenso amargo e picante melhores quantidades de polifenóis,antioxidantes são benefícios nutricionais para o nosso organismo.
4. Acidez: Verifique o nível de acidez do azeite, que é indicado em percentual na embalagem. A acidez é um indicador importante da qualidade; azeites de alta qualidade geralmente têm abaixo 0.3 % de acidez
5. Armazenamento: Prefira azeites embalados em garrafas escuras ou latas, que protegem o azeite da luz, evitando a oxidação e preservando melhor seus componentes saudáveis.
6. Sabor: O sabor do azeite pode variar de frutado suave a amargo e picante , dependendo da variedade da azeitona. Escolha o sabor que melhor se adapte ao seu paladar e ao prato que deseja preparar.
7. Certificações: Procure por selos de qualidade e certificações em embalagens, como o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP), que garantem a autenticidade do produto.
Lembre-se de que, ao escolher o azeite ideal, é importante considerar suas preferências pessoais, bem como a finalidade do uso (por exemplo, para cozinhar, temperar saladas ou molhos). Experimente diferentes marcas e tipos de azeite para descobrir qual se adequa melhor ao seu gosto e às suas necessidades culinárias.
Nova Olivicultura do Brasil
Clique em um de nossos contatos abaixo para falar conosco.